Revista Egitania Sciencia - Volume 19 | ARTIGO

Título: ERROS DE MEDICAÇÃO: TIPOS, TAXONOMIA, IMPACTO, CAUSALIDADE E ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DO RISCO

Autor: Dora Maria Ricardo Fonseca Saraiva (dorasaraiva1@hotmail.com)*
* Especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde. Centro Hospitalar Cova da Beira.
Publicação: Revista Egitania Sciencia - Volume 19

Resumo:
Vários estudos demonstram que os erros de medicação podem acontecer em qualquer das etapas do processo de prescrição, dispensa e administração, constituindo um importante problema de Saúde Pública, com sérias consequências para doentes e para as organizações de saúde. A prevenção dos erros de medicação é considerada um indicador da qualidade assistencial entre as políticas de saúde atuais, pelo que a sua discussão se torna fundamental.
Este artigo segue uma metodologia descritiva e foi realizado com base na análise e interpretação de publicações científicas, tendo como objetivos: conhecer e explorar concepções relacionadas com a taxonomia do erro de medicação, causalidade e fatores contribuintes; sistematizar o impacto/magnitude e consequências dos erros associados à medicação; e propor algumas estratégias de gestão do risco associadas ao circuito do medicamento. As medidas apontadas reunem alguma da evidência científica neste domínio e contribuem na prática diária para a garantia de uma prestação de cuidados efetiva, eficaz e segura.


Palavras-chave: Erros de medicação; Uso de medicação; Sistema de medicação; Circuito do medicamento; Prevenção de erros; Risco em saúde; Qualidade na saúde; Segurança do doente




               INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690