Título: IMPACTO DA DESPESA PER CAPITA EM MEDICAMENTOS NOS RESULTADOS EM SAÚDE: APLICAÇÃO DE MODELOS DE DADOS EM PAINEL A PAÍSES EUROPEUS

Autor: Carla Martins (carlaelisa3103@gmail.com)*, Alcina Nunes (alcina@ipb.pr) **
* Mestre em Gestão das Organizações, ramo Gestão em Unidades de Saúde (APNOR) e em Ciência Farmacêuticas., ** Doutora em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra,Professora Coordenadora na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança, 5300-253 Bragança, Portugal.

A exigência de rigor orçamental obriga a uma racionalização de recursos e da despesa onde se inclui a redução da despesa em saúde nomeadamente com os medicamentos. Várias políticas públicas têm contribuindo para a redução e controlo desta despesa embora pouco se conheça sobre o impacto da redução nos indicadores de saúde da população abrangida. Assim, analisa-se a evolução da despesa per capita em medicamentos e seu impacto na evolução dos indicadores de saúde na União Europeia recorrendo a dados internacionalmente comparáveis e através da metodologia de dados em painel que combina informação estatística temporal e cross-section. Concluiu-se que existe uma relação entre a variação na despesa por pessoa em produtos farmacêuticos e a variação observada nos indicadores de saúde e que alguns indicadores de saúde apresentam o mesmo padrão de evolução ao longo do tempo, independentemente do país em análise, enquanto outros apresentam uma evolução dependente de características específicas de cada economia.

Palavras-chave: Despesa em medicamentos, indicadores de saúde, Europa, modelos de dados de painel