Título: IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO FMEA NUMA PME

Autor: Amândio Baía (baia@ipg.pt)*, Ana Silva ( cris.fortunato@gmail.com) **
*Doutor em Gestão pela Universidade de Coventry, England, Mestrado em Gestão Industrial pela Universidade de Clemson, USA, Licenciatura em Gestão pela Universidade da Beira Interior, Professor Coordenador da Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Instituto Politécnico da Guarda., *Mestre em Sistemas Integrados de Gestão – Instituto Politécnico da Guarda

As Micros e as Pequenas e Médias Empresas (PME) em Portugal assumem um papel de destaque no contexto empresarial português. Contudo, diversos fatores aliados a uma conjuntura económica delicada tornam estas organizações vulneráveis.
A presente investigação teve como objetivo aplicar uma ferramenta de diagnóstico e avaliação de potenciais falhas num processo de uma PME, Empresa GORT, que simultaneamente integrasse as áreas da Qualidade, Ambiente e Segurança.
Com base na metodologia FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) - Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos foram identificados os modos de falha ao nível da Qualidade (defeitos), Ambiente (impactes ambientais) e ao nível da Segurança, Higiene e Saúde do trabalho (riscos profissionais), em cada fase de um processo de injeção de um componente em borracha e avaliados os respetivos índices de gravidade, ocorrência e deteção.
A simplicidade de aplicação desta metodologia permitiu a sua otimização traduzida na avaliação simultânea dos riscos de qualidade, ambiente e segurança, reduzindo o tempo, otimizando recursos e traduzindo-se em ações de melhoria efetiva do processo, tornando-o mais estável e robusto em todas as suas vertentes e, consequentemente, contribuindo para a obtenção de resultados benéficos para a organização.

Palavras-chave: FMEA, PME, Qualidade, Ambiente, Segurança