Título: EUROPEAN QUALITY IN SOCIAL SERVICES: ABORDAGEM TEÓRICA DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO

Autor: Fátima David (sdavid@ipg.pt)*,Andreia Monteiro (andreiapmonteiro@hotmail.com)**
*Doutora em Contabilidade e Fiscalidade pela Universidade de Salamanca (Espanha). Professora Adjunta do Instituto Politécnico da Guarda. Membro Colaborador da Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI), Portugal.
** Mestre em Sistemas Integrados de Gestão (Ambiente, Qualidade, Segurança e Responsabilidade Social) pelo Instituto Politécnico da Guarda. Consultora em Higiene e Segurança Alimentar, Portugal.

O objetivo principal desta investigação é percecionar o modelo European Quality in Social Services (EQUASS), bem como analisar os critérios para a certificação da qualidade no âmbito do EQUASS Assurance e os respetivos indicadores chave de desempenho. Como metodologia de investigação desenvolveu-se uma análise teórica relativa à revisão de literatura científica e de normativos legais para contextualizar os Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), em geral, e o referencial EQUASS Assurance, em particular. Os resultados obtidos permitem concluir que a qualidade é uma importante estratégia encontrada para responder às exigências, quer a nível económico, quer a nível da sociedade. Deste modo, as organizações implementam SGQ de modo a conseguirem disponibilizar produtos e/ou serviços de qualidade que marquem a diferença em relação a outras organizações do mesmo setor.

Palavras-chave: Qualidade, EQUASS, Portugal