Título: DINAMIZAÇÃO DE MERCADOS COMERCIAIS DE UMA EMPRESA AGROALIMENTAR

Autor: Ana Filipa Reis (afilipacreis@gmail.com)*, Ascensão Maria Braga (sbraga@ipg.pt) **, Maria Manuela Santos Natário (m.natario@ipg.pt) ***
* Instituto Politécnico da Guarda, ** Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior-Instituto Politécnico, da Guarda *** Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior-Instituto Politécnico da Guarda

Atualmente os mercados são mais competitivos e as empresas têm de estar em alerta permanente e em constante evolução. Para isso torna-se cada vez mais importante que as empresas dinamizem os seus produtos em novos mercados comerciais. O presente trabalho visa a elaboração de uma estratégia de dinamização de novos mercados comerciais de uma empresa agroalimentar a partir do estudo das boas práticas de algumas empresas de sucesso do mesmo setor de atividade. A metodologia adotada foi a do estudo de caso e a técnica de investigação utilizada foi o questionário. A evidência empírica permitiu concluir que é necessário apostar na Inovação, não só de Produto, mas também de Marketing, optar pela introdução de mudanças no aspeto/estética da embalagem e utilizar/introduzir novas técnicas de comunicação na promoção dos seus produtos. Tratando-se de produtos alimentares é possível criar dinâmica e interação com o cliente, apostando em ações no ponto de venda.

Palavras-chave: Dinamização, Mercados Comerciais, Marketing, Agroalimentar, Inovação