Título: AS CARACTERÍSTICAS DO IDOSO DEPENDENTE E A SOBRECARGA NO CUIDADOR INFORMAL: UM ESTUDO EM BELMONTE

Autor: Julieta Martins (jujumartins81@hotmail.com) *, Cecília Fonseca (cfonseca@ipg.pt) **, Maria Barbosa (mhbarbosa@ipg.pt) **
* ACES Cova da Beira, UCSP Belmonte, Portugal, ** Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI), Instituto Politécnico da Guarda, Portugal

Os cuidados prestados informalmente por familiares, a um Idoso Dependente (ID), geralmente, acarretam uma sobrecarga intensa ao Cuidador Informal (CI). Nesta investigação pretendeu-se perceber se a sobrecarga do CI é influenciada pelas caraterísticas sociodemográficas e pela situação clínica dos ID. Realizou-se um estudo quantitativo transversal com base numa amostra constituída por 34 CI e respetivos ID. O instrumento de colheita de dados, de administração indireta, integrou o Questionário Geral para o CI e para o ID, a Escala de Pfeiffer Portable Mental Status Questionary, a Escala de Sobrecarga do Cuidador de Zarit e o Índice de Barthel. Os dados foram recolhidos entre novembro de 2012 e fevereiro de 2013 e foram respeitados todos os procedimentos de natureza ética. Os resultados revelaram que a maioria dos CI apresentava nível de sobrecarga intensa ou ligeira, principalmente os CI de ID do género masculino, solteiros, que auferiam pensão de reforma/aposentação, que exerceram a sua atividade profissional no setor secundário ou terciário, que se encontravam dependentes há mais de 10 anos, com menor nível de dependência e com doenças clinicamente diagnosticadas. Conclui-se que a parametrização da ESC de Zarit nos sistemas informáticos, utilizados no âmbito da saúde, seria uma mais valia, já que permitiria uma avaliação efetiva da sobrecarga sentida pelos CI. Desta forma, existiria a possibilidade de identificar os CI com sobrecarga e de desenvolver estratégias de intervenção, por forma a potenciar as suas competências.

Palavras-chave: Cuidadores informais, idosos dependentes, sobrecarga