Título: JOGOS E BRINQUEDOS TRADICIONAIS NA ILUSTRAÇÃO DAS CARTILHAS ESCOLARES (SÉC. XIX & XX)

Autor: João Amado (joaoamado@fpce.uc.pt)
Professor Associado com agregação, aposentado, da Universidade de Coimbra (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Centro de Estudos Interdisciplinares do Século).

O texto, depois de um breve enquadramento teórico, assenta na análise de conteúdo centrada nas referências à atividade lúdica (palavras, frases, textos e imagens) de quatro cartilhas escolares usadas em Portugal no primeiro quartel do século XX. O problema central é o de perceber se as atividades lúdicas tradicionais ocupam algum espaço e possuem alguma função nas mensagens destes materiais pedagógicos. Veremos, ao concluir, que o aproveitamento pedagógico da experiência lúdica infantil se revela diminuto, o que pode ser interpretado como alguma desvalorização pelos currículos escolares, à época, dos mundos e culturas da infância.

Palavras-chave: cartilha, currículo, brinquedo, jogo tradicional, culturas da infância