Título: ASPECTOS SOBRE INTEGRIDADE TRANSACCIONAL EM SISTEMAS DE GESTÃO DE REDES COM BASE EM POLÍTICAS

Autor: Vitor Roque* (vitor.roque@ipg.pt), Rui P. Lopes** (rlopes@ipb.pt) e José Luís Oliveira*** (jlo@det.ua.pt)

Devido ao aumento em tamanho, heterogeneidade e complexidade das redes, uma gestão eficaz das mesmas torna-se cada vez mais importante e ao mesmo tempo mais difícil. Neste contexto, a Gestão de Redes com Base em Políticas (Policy Based Network Management-PBNM), tem vindo a ganhar popularidade e efectividade nos últimos anos. As novas exigências relativas a internetworking, especificação de serviços, qualidade de serviço (Quality of Service-QoS) e genericamente sobre a funcionalidade de gestão de redes conduziu os administradores de redes a considerarem este paradigma nas redes que gerem.
A partir do momento que se começou a explorar este paradigma, imediatamente outro aspecto passou a ter relevância e a merecer a atenção da comunidade cientifica: a integridade transaccional. O controlo transaccional, neste contexto, tem como objectivo a obtenção mudanças de estado consistentes ao longo de toda a rede. Por outras palavras, a transição de estados nos dispositivos da rede é unicamente autorizada se todas as operações relacionadas com os mesmos forem realizadas com sucesso.
Neste artigo, é proposto um mecanismo de controlo transaccional para sistemas de Gestão de Redes com Base em Políticas, nomeadamente o assegurar o controlo transaccional em diferentes sistemas e em diferentes domínios de rede.

Palavras-chave: Gestão de Redes com Base em Políticas, políticas, gestão de redes, transacções