Título: PARA ALÉM DA METÁFORA: A IMPORTÂNCIA DO XADREZ NA OBRA DE SAMUEL BECKETT

Autor: Pedro Querido (pedro_sq@hotmail.com)
Pedro Querido (MA in English Literature, University of London, 2009; MA in Teaching English and German, New University of Lisbon, 2012) is a student in an international PhD programme in Comparative Studies; the recipient of a scholarship from the Portuguese Funding Agency (FCT); and a member of the Centre for Comparative Studies of the School of Arts and Humanities of the University of Lisbon. His PhD research focuses on the theme of old age in absurdist literature, and his research interests include early twentieth-century fiction, comparative literature and the absurd in literature.

Já muito foi escrito sobre o xadrez enquanto tema ou motivo em algumas obras de Samuel Beckett, nomeadamente em Murphy (1938) e Endgame (1957), e a maioria das leituras dessas obras parece concentrar-se sobretudo na indiscutível força metafórica do xadrez, ou melhor, da ideia popular do xadrez. Contudo, não pensar no xadrez enquanto xadrez (ou seja, enquanto sistema complexo por direito próprio, um sistema que tem uma longa história, milhões de jogadores amadores e profissionais, uma comunidade bem dinâmica e até diferentes escolas de pensamento que veem e teorizam sobre o mesmo jogo de maneiras radicalmente diferentes) é não lidar com o texto de uma maneira que faça justiça a Beckett. Este artigo propõe uma abordagem mais equilibrada para a análise crítica de Endgame em geral e do jogo de xadrez em Murphy em particular. Será argumentado que tal abordagem deve incluir um conhecimento mais sólido da teoria e da prática do xadrez, e serão discutidos alguns exemplos do tipo de interpretações e perspetivas que esse tipo de abordagem poderá proporcionar.

Palavras-chave: Samuel Beckett; xadrez; literatura; Murphy; Endgame