Revista Egitania Sciencia - Volume 21 | ARTIGO

Título: USO DE PRODUTOS NATURAIS COM FINS TERAPÊUTICOS EM PEDIATRIA

Autor: Luís Miguel Fernandes Nascimento (luis.miguel@ipb.pt), Maria Helena Pimentel (hpimentel@ipb.pt), Maria Ângela Gonçalves Rocha de Aragão (maria.aragao@ipb.pt)

Publicação: Revista Egitania Sciencia - Volume 21

Resumo:
A literatura tem demonstrado que, no tratamento de doenças infantis, o uso de produtos naturais é particularmente adequado. Entendemos útil dispor de agentes terapêuticos cuja via de metabolização seja mais conhecida. O amplo índice terapêutico de muitos fitoterápicos e a sua tolerância criam boas perspetivas para a infância. Sendo considerada uma terapêutica segura, têm sido relatados efeitos adversos e interações decorrentes da administração simultânea de preparações à base de plantas e medicamentos convencionais (Izzo, 2005; Cunha, Ribeiro & Roque, 2009). O presente estudo tem como objetivos conhecer a utilização de produtos naturais com fins terapêuticos em crianças e jovens, inscritos na consulta de pediatria da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSN), e verificar se o recurso a esses produtos se deve ao aconselhamento de um profissional de saúde ou ao conhecimento empírico. Foram inquiridos todos os pais que acompanhavam os filhos na 1ª consulta da especialidade, entre março e agosto de 2013, utilizando como instrumento de recolha de dados um questionário, elaborado par o efeito. Verificou-se que o uso de fitoterapia e de produtos naturais em pediatria não é muito frequente nos inquiridos em estudo. Nos casos em que ocorreu, a sua utilização fez-se por livre iniciativa e conhecimento empírico e, nem sempre, com indicações terapêuticas adequadas. Concluiuse pela necessidade de mais informação sobre esta temática, de forma a contribuir para uma mais efetiva, correta e responsável utilização destes produtos.

Palavras-chave: Produtos Naturais; Pediatria; Fitoterapia




               INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690