Revista Egitania Sciencia - ISITH Edição Especial | ARTIGO

Título: Turismo do século XXI: ameaças e oportunidades

Autor: Mercedes Aznar (maznar@florida-uni.es)
Ph.D. Professor in the Engineering and Business Studies Programmes at Florida Universitaria (Catarroja, Valencia, Spain) since 1996.
Publicação: Revista Egitania Sciencia - ISITH Edição Especial

Os bons resultados do turismo em 2016 aumentaram o otimismo no setor. No entanto, há uma série de ameaças que podem ter um significativo impacto negativo no turismo, se não receberem a atenção necessária. Além disso, evitar a sazonalidade e o risco de pôr em perigo as pequenas comunidades rurais também devem ser considerados, uma vez que a sustentabilidade deve ser a principal prioridade para todas as partes interessadas, especialmente neste ano, quando o mundo inteiro comemora o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Assim, o objetivo deste trabalho é fazer uma análise das ameaças que podem danificar seriamente o setor turístico, mas também sobre as oportunidades que podem resultar das mudanças dramáticas que a nossa sociedade está a passar. Este estudo baseou-se em quatro áreas específicas: turismo de saúde e acessibilidade; cultura, gastronomia e vinho; educação e tecnologia; e turismo de montanha. Há muitas oportunidades de que o setor pode beneficiar, mas apenas se as partes envolvidas estiverem dispostas a inovar e a tornarem-se criativas.

Palavras-chave: turismo, século XXI, ameaças, sustentabilidade, inovação