Revista Egitania Sciencia - ISITH Edição Especial | ARTIGO

Título: Turismo, património ecocultural, estratégias de desenvolvimento e valorização territorial nas serras de fronteira da cordilheira central ibérica

Autor: Gonçalo Poeta Fernandes (goncalopoeta@ipg.pt)
Ph.D. Professor in the Institute Polytechnic of Guarda
Publicação: Revista Egitania Sciencia - ISITH Edição Especial

A fronteira do centro de Portugal com Castilla y Leon e Extremadura em Espanha, conjuga recursos ecoculturais de grande valor, que devem ser articulados de forma complementar, numa visão territorial integrada, reforçando um mercado mais amplo e conjugando produtos que, pelas diferenças e proximidade, permitam construir um produto turístico compósito.
As perceções do passado, associadas aos constrangimentos e barreiras que estes espaços significavam, atenuaram-se e apresentam na atualidade um crescendo de relacionamento, quer por via das aproximações geradas pelas vias de comunicação físicas e tecnológicas, quer pelas formas de cooperação formal e informal desenvolvidas.
Estes territórios, para além do seu valor natural, representam modos de vida particulares, com sistemas de aproveitamento agrícola e florestal, reveladores de uma apropriação sustentável, dos elementos físicos e seus recursos, permitindo construir paisagens e ecossistemas de relevância eco cultural, associados ao diverso património cultural existente. Na atualidade, emergem novas oportunidades induzidas pela procura turística e pela sua condição de espaços internacionais de circulação. Os espaços fronteiriços de montanha, pelo seu valor patrimonial e recursos detidos, exigem a coordenação de esforços entre os organismos de gestão e os diversos atores turísticos.

Palavras-chave: Turismo, Património, Montanha, Políticas e Coesão Territorial