Revista Egitania Sciencia - ISITH Edição Especial | ARTIGO

Título: Perfil e impacto socioeconómico dos estudantes nas escolas politécnicas do interior de Portugal – o caso de estudo da ESTH-IPG

Autor: Romeu Lopes (Romeu_lopes@ipg.pt)*, José Alexandre Martins (jasvm@ipg.pt)**, Vítor Roque (vitor.roque@ipg.pt)***
* Professor Adjunto da Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Portugal. Membro da UTC de Turismo e Hotelaria do IPG. Membro da Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI/IPG). ** Professor Adjunto da Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Portugal. Membro da UTC de Ciências Exatas e Experimentais do IPG. Membro da Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI/ IPG). *** Professor Adjunto da Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Portugal. Membro da UTC de Turismo e Hotelaria do IPG. Membro da Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI/IPG).
Publicação: Revista Egitania Sciencia - ISITH Edição Especial

Nos últimos anos, algumas instituições de ensino superior, em particular as do interior, têm encontrado dificuldades em captar e fixar novos alunos, em consequência de um processo de litoralização continuado. Nesse sentido, com esta investigação pretende-se caraterizar o perfil socioeconómico dos estudantes da Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e o “valor” que representam para o concelho de Seia. Como objetivos gerais da investigação, salientam-se os seguintes: (i) conhecer o perfil dos alunos; (ii) percecionar as condições e limitações de vida que a região e a instituição oferecem; (iii) indagar sobre as perspetivas de futuro em termos profissionais. O método escolhido foi o da pesquisa quantitativa, realizada essencialmente de forma descritiva e centrada na análise e interpretação dos dados, recolhidos através de um questionário em suporte de papel. Este foi distribuído por todos os anos dos cursos em funcionamento. Recolheram-se e validaram-se 252 inquéritos, que foram tratados com recurso ao IBM SPSS Statistics (versão 24). O estudo efetua uma reflexão e disponibiliza um conjunto de sugestões, que podem vir a ser úteis para uma melhor resposta das instituições de ensino superior e do meio envolvente, no sentido de captar e fixar estudantes e futuros profissionais, em particular nas regiões do interior do país.

Palavras-chave: Ensino Superior; Escola Superior de Turismo e Hotelaria; Impacto Socioeconómico; Instituto Politécnico da Guarda; Interior.