Revista Egitania Sciencia - ISITH Edição Especial | ARTIGO

Título: Hábitos alimentares da comunidade IPG

Autor: Flávio Simão (falviosimao10@hotmail.com)*, José Alexandre Martins (jasvm@ipg.pt)**, Délia Simão (simao.delia@gmail.com)***, Vítor Roque (vitor.roque@ipg.pt)****
* Estudante da Licenciatura em Gestão Hoteleira na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda. Participante e segundo classificado da segunda edição do Portugal Future Hoteliers Summit.… ** Professor Adjunto da Escola Superior Turismo e Hotelaria (ESTH) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Portugal. Membro da UTC de Ciências Exatas e Experimentais do IPG. Membro da Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI/ IPG). *** Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Membro efetivo da ordem dos nutricionistas (N1458). Colaborou no Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física da Universidade do Porto. **** Professor Adjunto da Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Portugal. Membro da UTC de Turismo e Hotelaria do IPG. Membro da Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI/IPG).
Publicação: Revista Egitania Sciencia - ISITH Edição Especial

Os hábitos alimentares possuem um papel fundamental na vida de um ser humano. O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) possui um total de 2692 estudantes, que todos os dias fazem escolhas alimentares. Dada a sua importância, este estudo tem por objetivo avaliar: a) as escolhas preferências/seleções alimentares dos estudantes; b) o local do seu consumo e c) a sua composição corporal. Para tal, recorreu-se à realização de um inquérito por questionário, denominado “Hábitos Alimentares da Comunidade IPG”, dirigido a todos os estudantes das quatro unidades orgânicas4 Responderam ao questionário cerca de 14% dos estudantes do IPG. Após a análise dos resultados, conclui-se que seria importante sensibilizar os estudantes para a prática de uma alimentação saudável para tal deveriam ser realizadas várias ações de formação nas respetivas escolas, rastreios e até mesmo algumas competições de forma a que as boas escolhas alimentares se realizem de forma motivada e não obrigatória. Como os estudantes dão muita importância às cantinas, esta poderia ser um veículo importante para promover os bons hábitos alimentares.

Palavras-chave: Cantinas; Ensino Superior; Estudantes; Hábitos Alimentares; Índice de Massa Corporal