Título: O PAPEL DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO DO CONHECIMENTO – OS CASOS DA ANÁLISE E DESCRIÇÃO DE FUNÇÕES, RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E ACOLHIMENTO

Autor: Elisa Figueiredo (efigueiredo@ipg.pt)* Teresa Paiva (tpaiva@ipg.pt)*
*Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior do Instituto Politécnico da Guarda

O objetivo deste artigo consiste em apresentar os resultados da nossa investigação focada no estudo dos processos organizacionais relacionados com o conhecimento e na sua dependência operacional da natureza dos pressupostos dos processos de gestão de recursos humanos (GRH) nas organizações. Foca-se nos processos relacionados com a análise e descrição de funções, recrutamento e seleção e acolhimento. O estudo empírico de natureza quantitativa pretende responder à questão central de investigação, segundo a qual a perspetiva que configura as práticas GRH implementadas numa organização tem impacto na forma como nesta operam os processos de gestão do conhecimento (GC). A amostra é constituída por 5306 colaboradores de 634 organizações pertencentes a um grupo económico português do subsetor da banca. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que nas organizações estudadas os processos de GRH e de GC estão bastante operantes e que os relativos à gestão das pessoas assentam em pressupostos tendencialmente orgânicos, valorativos e de desenvolvimento. As análises de regressão múltipla permitem-nos concluir pela capacidade preditiva das práticas de gestão de recursos humanos estudadas, relativamente aos processos de gestão do conhecimento.

Palavras-chave: Gestão de recursos humanos, gestão do conhecimento, práticas e processos