Título: DETERMINANTES DA ESTRUTURA DE CAPITAL EM EMPRESAS INDUSTRIAIS EXPORTADORAS PORTUGUESAS

Autor: Armando Silva (armandosilva@eu.ipp.pt) * Cátia Lopes (clopes0806@gmail.com) **
* Doutor em Economia pela Universidade do Porto. Professor Adjunto do ISCAP/IPP. Investigador do Centro de Investigação em Economia e Finanças da Universidade do Porto. ** Mestre em Finanças Empresariais pela ESEIG/Instituto Politécnico do Porto

A presente investigação visa avaliar a relação entre o processo de internacionalização empresarial e a estrutura de capitais das empresas. Especificamente, pretende-se aferir a adequação da designada teoria do Usptream-Downstream, que postula que o nível de endividamento das empresas exportadoras aumenta com exportações realizadas para mercados mais estáveis que o doméstico, e diminui quando se exporta para destinos mais arriscados que os existentes no mercado nacional. No caso de Portugal esta discussão revestese de enorme importância, face ao aumento sustentado do grau de abertura da economia nacional.
Recolhidos dados sobre 7001 empresas exportadoras do setor industrial manufatureiro, para o período 2007- 2013, foram realizadas regressões, explicando o nível de endividamento (geral, a curto prazo e a médio e longo prazo) a partir da intensidade exportadora, respetivamente para os mercados comunitários e extracomunitários. Os resultados obtidos permitiram a validação da hipótese Upstream nas exportações para mercados comunitários e no caso do endividamento a curto prazo. Foi também possível validar a hipótese de que os rácios de endividamento a curto prazo aumentam nas empresas que exportam para os mercados comunitários mas apenas até um certo nível, baixando depois (observando-se que o efeito Upstream tem a forma de um U invertido).

Palavras-chave: Estrutura de capital; Endividamento; Exportação/Internacionalização; Modelo dos Efeitos Fixos