Título: A NECESSIDADE DE UMA NORMA INTEGRADORA PARA SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE, AMBIENTE E SEGURANÇA DEPOIS DO ANEXO SL – ESTUDO DE CASO DE EMPRESAS DA REGIÃO CENTRO

Autor: Ana Serralheiro (anasantosserralheiro@gmail.com)* Georgina Morais (mmorais@iscac.pt)** Alexandre Silva (asilva@iscac.pt)***
* Coimbra Business School – ISCAC ** Coimbra Business School - ISCAC *** Coimbra Business School - ISCAC

O objetivo desta investigação é aferir a sensibilidade das empresas para uma norma única certificável para sistemas integrados de gestão da qualidade, ambiente e segurança (SIGQAS). Realizou-se um estudo empírico que consistiu numa análise exploratória com recurso a questionário a empresas do ramo da indústria da região centro de Portugal, com, pelo menos, o Sistema de Gestão da Qualidade certificado.Os dados obtidos, tratados e analisados apontam um maior número de empresas (59%) a considerar que a existência de uma norma única certificável para SIGQAS facilitaria a implementação. No entanto, não existem diferenças estatisticamente significativas entre as opiniões, logo, as empresas não consideram, de forma clara, a necessidade de uma norma integradora. Por outro lado, é evidente para as empresas que consideram positiva a existência da norma única certificável, a motivação para a certificação de SIGQAS. Contudo, é importante continuar a investigação, nomeadamente, no que concerne ao alargamento da amostra.

Palavras-chave: certificação, norma integradora, SIGQAS