Título: O EFEITO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA COMO TRANSPORTADOR DE VALORES CULTURAIS

Autor: Juan Miguel Alcántara-Pilar (jmap@ugr.es)* Iván Manuel Sánchez-Duarte (e.ivanduarte@go.ugr.es)** María Eugenia Rodríguez-López (eugeniarodriguez@ugr.es) *** Álvaro J. Rojas-Lamorena (alvarorojas@ugr.es)****
* Doctor en Ciencias Económicas y Empresariales. Contratado Doctor en Facultad de Educación, Economía y Tecnología de Ceuta. Universidad de Granada, España. ** Estudiante de Grado en Administración y Dirección de Empresas. Facultad de Educación, Economía y Tecnología de Ceuta. Universidad de Granada, España. *** Profesora Asociada en Facultad de Educación, Economía y Tecnología de Ceuta. Universidad de Granada, España. **** Contratado en Formación para Profesorado Universitario (FPU16/07456) en Facultad de Educación, Economía y Tecnología de Ceuta. Universidad de Granada, España.

Na publicidade internacional, um idioma estrangeiro é frequentemente utilizado com fins simbólicos. O presente estudo analisa quais as características que estão associadas ao estudo de idiomas, a que setor de produção estão associadas as línguas e qual a imagem da empresa gerada através da linguagem. Para atingir este objetivo, escolhemos um desenho experimental entre sujeitos usando três idiomas, nomeadamente italiano (L1), turco e russo. Concebemos um slogan (apenas com audio), traduzido nas diferentes línguas. A amostra total que foi exposta ao slogan foi constituída por 184 sujeitos. Os resultados mostram que a língua mais identificada é também a que está mais associada às características positivas da mensagem publicitária e a que projeta uma imagem mais favorável. Isto proporciona soluções comerciais no campo da publicidade e o uso de línguas estrangeiras para aumentar a eficácia e a persuasão da mesma.

Palavras-chave: idioma estrangeiro, slogan publicitário, sociolingüística, país de origen, imagen da empresa, associações culturais