Título: INOVAÇÃO NOS SERVIÇOS: ESTUDO DAS EMPRESAS DE CONTABILIDADE NO DISTRITO DA GUARDA

Autor: Adriana Isabel Esteves Fonseca (dri.5@hotmail.com)* Ana Isabel Poças (anapocas@ipg.pt)** Maria Manuela Santos Natário (m.natario@ipg.pt)***
* Mestre em Gestão ** Doutor em Economia, Docente no Instituto Politécnico da Guarda, Unidade de Investigação do Interior do Instituto Politécnico da Guarda - UDI/IPG *** Doutor em Economia, Docente no Instituto Politécnico da Guarda, Unidade de Investigação do Interior do Instituto Politécnico da Guarda - UDI/IPG

Este artigo tem por objetivo analisar os processos de inovação e de cooperação enquanto fatores de competitividade das empresas de contabilidade no distrito da Guarda, no período 2012-2013. De facto, é consensual na literatura o papel cada vez mais importante da inovação nas organizações/empresas, nomeadamente a utilização de recursos inovadores para o apoio ao cliente, para que este tenha um atendimento personalizado e resposta às suas necessidades em constante mudança. Neste contexto, a partir da realização de um inquérito, seguindo a metodologia CIS, a uma amostra de empresas a desenvolver a sua atividade no distrito da Guarda procurou-se aferir os processos de inovação no setor da contabilidade. O estudo permitiu confirmar uma relação direta e estatisticamente significativa entre a existência de apoios à inovação e de processos de cooperação e a introdução de inovações. Concluiu-se ainda que as empresas que adotaram estratégias de inovação e de cooperação são as que estão há mais tempo no mercado, o que pode ser visto como indicador de competitividade.

Palavras-chave: Inovação, Cooperação, Competitividade, Contabilidade, Serviços