Revista Egitania Sciencia - SIEFLAS Edição Especial | ARTIGO

Título: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES NA FORMAÇÃO INICIAL, DE PROFESSORES EM EXERCICIO E DE FORMADORES DE FORMADORES SOBRE O QUE SIGNIFICA SER UM BOM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autor: Eloy José Villaverde Caramés (eloy.villaverde@udc.es) * Óscar Romero Chouza (oscar.romero@udc.es) * Belén Toja Reboredo (toja@udc.es) * Miguel Ángel González Valeiro (maglez@udc.es) * María A. Fernández-Villarino (marianfv@uvigo.es) **
*Grupo de investigación “Educación, Salud y Actividad Física: Estudios de Género (ESAFEX)”. Universidad de A Coruña. **Grupo de investigación “Rendimiento y Motricidad del Salvamento y Socorrismo (REMOSS)”. Universidad de Vigo.
Publicação: Revista Egitania Sciencia - SIEFLAS Edição Especial

Este estudo descritivo foi concebido para conhecer a conceção de estudantes universitários, professores de Educação Física (EF) no ensino secundário e formadores de formadores, sobre o que significa ser um bom professor de EF. A amostra correspondeu a 123 alunos da Universidade de A Coruña inscritos no último ano da Licenciatura em Ciências do Desporto e Atividade Física nos cursos 2013-2014 e 2014-2015, 93 professores de EF que trabalham no campo de influência da universidade e 13 formadores de formadores dessa instituição. O instrumento utilizado foram dois questionários. Os atributos que melhor definem um bom professor para os alunos foram a atitude profissional (26,5%) e a intervenção pedagógica (19,8%); para professores de EF a atitude profissional (26,8%) e os traços pessoais (13%); e para formadores de formadores a atitude profissional (22,2%), a capacidade científica (13,3%) e efeitos gerais do produto (13,3%). A atitude profissional foi a característica mais valorada pelos três grupos, não encontrando consenso nas outras categorias analisadas.

Palavras-chave: Educação Física, professor, socialização profissional