Revista Egitania Sciencia - SIEFLAS Edição Especial | ARTIGO

Título: ASSOCIAÇÃO ENTRE ATIVIDADE FÍSICA, COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO FÍSICA DE CRIANÇAS PRÉ-PUBERTÁRIAS

Autor: Carlos Marta (carlosmarta@ipg.pt)* | ** Teresa Fonseca (tfonseca@ipg.pt)* | ** Bernardete Jorge (bernardete@ipg.pt)* | ** António Dias (tobino@ipg.pt)* Jorge Casanova (jcasanova@ipg.pt)* | ** Natalina Casanova (rocasa@ipg.pt)* | **
* Instituto Politécnico da Guarda ** Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior
Publicação: Revista Egitania Sciencia - SIEFLAS Edição Especial

O propósito deste estudo foi analisar a associação de diferentes índices de atividade física, na escola (IAFE), no desporto organizado (IAFD) e nos tempos livres (IAFTL), com níveis de gordura corporal e aptidão física de crianças pré-pubertárias. A amostra foi constituída por 302 crianças, 147 rapazes e 155 raparigas, de 10 e 11 anos de idade (10,81 ± 0,43). Os índices de atividade física foram avaliados através do questionário de Baecke. A avaliação da gordura corporal foi realizada pela medição de pregas subcutâneas e cálculo da percentagem de gordura corporal. Com exceção do IAFTL, verificaram-se correlações significativas e negativas dos diferentes índices de atividade física com a gordura subcutânea e percentagem de massa gorda. Verificaram-se correlações significativas e positivas: do IAFE com a capacidade aeróbia, força e resistência muscular, velocidade e agilidade; do IAFD com a capacidade aeróbia, força e resistência muscular, velocidade, agilidade e potência muscular; e do IAFTL com a capacidade aeróbia e agilidade. Estes dados poderão ajudar a compreender melhor a associação da atividade física em diferentes contextos com a aptidão física de crianças pré-púberes.

Palavras-chave: pré-púbere, performance, saúde