Revista Egitania Sciencia - SIEFLAS Edição Especial | ARTIGO

Título: REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE BRINCADEI RAS DE LUTA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR: EVIDÊNCIAS, POTENCIALIDADES E LACUNAS

Autor: Raquel Barbosa (kekelfla@yahoo.com.br)* Beatriz Pereira (beatriz@ie.uminho.pt)** André Mello (andremellovix@gmail.com)***
* Doutora em Educação Física pelo Programa de Pós- Graduação em Educação Física, Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil. ** Professora Catedrática do Instituto de Educação, Centro de investigação de Estudos da Criança, Universidade do Minho, Portugal. *** Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.
Publicação: Revista Egitania Sciencia - SIEFLAS Edição Especial

Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre brincadeiras de luta na educação pré-escolar, a fim de identificar pontos de convergência, divergência, lacunas e possibilidades pedagógicas em artigos científicos que abordam essa temática. Para tanto, desenvolve um estudo exploratório, de caráter bibliográfico, realizado por meio de um levantamento de artigos, com crianças de zero a cinco anos de idade. Utiliza quatro bases de dados internacionais como fontes: LILACS, Portal de Periódicos da CAPES, SciELO e SCOPUS. Os resultados apontam para a agressividade se constituir como um elemento ambíguo que denota tanto o controle das emoções como o protagonismo entre as crianças, fundamentais para a compreensão dessa manifestação lúdica nas culturas infantis e para o aprendizado em administrar riscos em um contexto de faz de conta. O material analisado sinaliza para a necessidade de superar visões pejorativas sobre as brincadeiras de luta na educação pré-escolar, compreendendo-as como importante meio de socialização e desenvolvimento das crianças.

Palavras-chave: Jogo/ Crianças / Agressividade /Prática pedagógica