Revista Egitania Sciencia - SIEFLAS Edição Especial | ARTIGO

Título: MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE 2º E 3º CICLO EM ESCOLA DE ALMADA (PORTUGAL)

Autor: Amália Rebolo (amalia.rebolo@almada.ipiaget.pt)* Nuno Montenegro (ngdmontenegro@hotmail.com)**
* Professor Auxiliar Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget (Almada), Doutor em Motricidade Humana pela Faculdade de Motricidade Humana (Universidade Técnica de Lisboa) ** Professor estagiário no Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget de Almada
Publicação: Revista Egitania Sciencia - SIEFLAS Edição Especial

No âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Física (EF) aplicámos o questionário PLOCQ (Perceived Locus of Casuality Questionnaire, Lonsdale et al., 2011) a uma amostra de 461 alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade, numa escola de ensino básico de Almada, para identificar as motivações dos alunos para a prática da EF. Tendo em conta a afirmação de partida “Eu participo nas aulas de EF …” , o questionário é composto por 20 afirmações agrupadas em 5 dimensões ou subescalas, de acordo com as formas de regulação: motivação intrínseca, regulação identificada, regulação introjetada, regulação externa e amotivação.
Existem diferenças significativas entre o 2º e o 3º ciclos em relação às dimensões Regulação Identificada e Motivação Intrínseca. Em relação à dimensão Regulação Introjetada também se verificaram diferenças significativas entre os ciclos, exceto em relação à afirmação “… porque fico incomodado quando não faço”. Em relação à Regulação Externa é o 2º ciclo que apresenta maior preocupação com as consequências da não realização da aula. Para os alunos do 2º ciclo, a EF serve para aprender novos exercícios/desportos, melhorar a execução e aprender coisas úteis para outras áreas da vida; as aulas são divertidas e entusiasmantes; gostam de aprender exercícios/desportos novos e sentem-se satisfeitos ao realizar novas aprendizagens.

Palavras-chave: Educação Física, Motivação