Título: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EDUCATIVA COM VISTA À PROMOÇÃO DA CONVIVÊNCIA SOCIAL POSITIVA ENTRE CRIANÇAS

Autor: Maria José D. Martins * (mariajmartins@mail.esep.ipportalegre.pt) e Maria José Branquinho ** (mize100@hotmail.com)

O objectivo deste estudo era diagnosticar o clima relacional das crianças de uma turma do 1º Ciclo do Ensino Básico, com vista a melhorar as relações sociais entre as crianças, bem como os problemas de comportamento que algumas delas manifestavam. Assim, apresentamos o estudo de caso de uma turma do 1º Ciclo do Ensino Básico em que, segundo a professora, a convivência social entre as crianças parecia problemática e vários alunos apresentavam problemas de comportamento. Foi então aplicado um questionário de nomeação de pares que permitia obter índices sociométricos e atributos psicossociais relativos ao comportamento agressivo, conduta pró-social, isolamento social, liderança e condição de vítima. Este procedimento permitiu, assim, avaliar o clima relacional da turma e o padrão de comportamento social de cada criança. Com base nesta análise, a professora da turma, segunda autora deste trabalho, delineou estratégias de trabalho de pares e de grupo que, combinadas com estratégias cognitivocomportamentais, permitiram melhorar o comportamento das crianças e o clima relacional do grupo-turma.

Palavras-chave: Convivência social; Agressividade; Relações entre pares