Título: PROCESSOS DE INOVAÇÃO NUMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DO BRASIL: O CASO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO

Autor: Maria do Socorro Carlos Soares Marques (soaresneto4@hotmail.com), Maria Manuela Santos Natário (m.matario@ipg.pt)

Os hospitais universitários federais viveram, durante três décadas, problemas crónicos relacionados com as deficiências nas áreas de gestão, recursos humanos e financiamento. A partir do ano 2003, o Governo Federal do Brasil dá início a políticas públicas no sentido de recuperar essas instituições. Nesse sentido, foi criado o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf). Este programa implementou a inovação tecnológica e a adequação da estrutura física desses hospitais, porém, os problemas de escassez da força de trabalho e a ineficiência na gestão não foram solucionados pelo mesmo. Por isso o Governo Federal criou a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), entidade pública de direito privado e património próprio com o objetivo de implementar um modelo de gestão mais ágil, eficiente, transparente e a prestação de assistência de excelência à população. O presente trabalho tem por objetivo estudar os Modelos de Gestão no Serviço de Saúde a partir da implementação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), no espaço do hospital de ensino da Universidade Federal do Maranhão. Para a realização do estudo foram utilizadas as pesquisas bibliográficas e documental, completadas pela pesquisa de campo sob a forma de entrevista.

Palavras-chave: hospitais universitários, inovação nos serviços, rehuf, ebserh, saúde, administração

POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690