Revista Egitania Sciencia - Volume 24 | ARTIGO

Título: COMUNIDADES APRENDENTES NO BRASIL E PORTUGAL: CONTRIBUTOS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

Autor: Adão Caron Cambraia (adao.cambraia@iffarroupilha.edu.br), Rosa Branca Tracana Pereira (rtracana@ipg.pt), Uianes Luiz Rockenbach Biondo (biondouianes@gmail.com)

Publicação: Revista Egitania Sciencia - Volume 24

Resumo:
Este texto analisa o processo de desenvolvimento profissional docente de professores no Brasil e Portugal. Tem como problemática: Quais características estão presentes na Comunidade de Prática (CoP) para se transformar em Comunidade Aprendente (CA) e potencializar o desenvolvimento profissional do professor/formador? A proposta é desenvolver e investigar um processo de criação de uma CoP (estudo de caso), por meio de um espaço de interação presencial e no ciberespaço que propicie o Desenvolvimento Profissional Docente a partir de estudos, discussões, reflexões e produções escritas referentes a concepções, experiências e saberes partilhados porporcionando a transformação em CA. Os áudios das reuniões presenciais serão transcritos e as postagens no ciberespaço facilitarão a análise. Para análise dos dados, realizaremos o acompanhamento e sistematização dos estudos por meio da análise textual discursiva para produzir categorias de saberes docentes vivenciados no processo interativo. O texto parte de um referencial teórico sobre o processo de criação de CoP e a transformação em CA. Em seguida, é apresentada uma experiência realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR) - Brasil, que proporcionou a transformação em CA. Por fim, é descrita a comunidade de prática em Portugal com características que potencializam a transformação em CA.

Palavras-chave: Comunidade de prática, Comunidade Aprendente, Formação de Professores, Currículo Integrado, Prática Profissional.




             POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690