Título: A EFICÁCIA DA PUBLICIDADE EM JOGOS FPS

Autor: Rui Cruz (rui.cruz@universidadeeuropeia.pt), Albérico Rosário (alberico@ua.pt), Hugo Silva (hugo.pmsilva@hotmail.com)

A popularidade de desenvolvimento de tecnologias interativas e digitais levou os consumidores a um maior poder de selecção, com ferramentas de multimédia a serem as mais apreciadas por diversos públicos. Com a indústria de jogos, que tem mantido um crescimento elevado, surgiu um novo canal de comunicação que tem despertado a atenção dos anunciantes. Uma estratégia implementada adequadamente nesse canal pode levar a um crescimento nas vendas e/ou na reputação da marca. Esta pesquisa concentra-se na análise da eficácia da publicidade no jogo que usa o vídeo como um meio para anunciar uma mensagem. A revisão de literatura busca compreender melhor o surgimento da publicidade nessas plataformas, analisando as principais variáveis representadas nos diversos estilos de publicidade nesse meio. A pesquisa foi desenvolvida usando um projeto experimental pela criação de um mapa de jogo FPS, um grupo focal e um questionário. O estudo permite concluir que a publicidade interativa garante maior taxa de recordação e a publicidade em geral não é aceite apenas em jogos, pois é vista como um elemento que contribui para um cenário de jogo mais realista. Por outro lado, a existência de publicidade no jogo não é decisiva na formação do processo de decisão de compra.

Palavras-chave: advergame, recordação de marca, jogo de tiro em primeira pessoa, publicidade no jogo, colocação de produtos

POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690