Revista Egitania Sciencia - Volume 23 | ARTIGO

Título: EMPRESAS PORTUGUESAS COM INOVAÇÃO DE MARKETING: UMA ANÁLISE EMPÍRICA

Autor: Maria Manuela Santos Natário (m.natario@ipg.pt), Ascensão Maria Martins Braga (sbraga@ipg.pt)

Publicação: Revista Egitania Sciencia - Volume 23

Resumo:
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a evolução da inovação de marketing nas empresas portuguesas. Considerando inovação de marketing como a implementação de um novo método de marketing envolvendo mudanças significativas no design ou embalagem do produto, colocação de produtos, promoção de produtos ou preços (OCDE, 2015), e usando os resultados do Inquérito Comunitário à Inovação, o objetivo do trabalho é analisar a evolução das empresas portuguesas em termos de inovação de marketing e determinar quais fatores estão associados a esta evolução. Além disso, considera-se o tamanho das diferentes empresas, os diferentes setores de atividade, as regiões portuguesas e analisa-se a interação e o impacto das inovações de marketing com outros tipos de inovações.

Palavras-chave: Inovação, Inovação de Marketing e Empresas Portuguesas




             POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690