Título: PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS PORTUGUESAS – ESTUDO DE CASO

Autor: Joana Eduarda Soares Rios Gomes de Almeida (joanaeduardaalmeida@hotmail.com), Raquel Susana da Costa Pereira (rpereira@iscap.ipp.pt)

A temática da internacionalização constitui uma área de pesquisa que se mantém muito atual, na medida em que a internacionalização se assume como estratégia chave para a competitividade das empresas e das economias. No contexto português, a internacionalização e diversificação de mercados parece assumir um papel fundamental para a sustentabilidade dos negócios.
Sendo definido como um processo complexo, envolvendo riscos elevados, o objetivo deste trabalho será estudar o Processo de Internacionalização (PI) de empresas portuguesas. Seguindo uma metodologia qualitativa, assente no estudo de caso, pretende-se identificar estratégias, dificuldades e captar a complexidade e especificidade desses processos. Dado que, ao analisar o PI de uma empresa, é importante confrontar modelos teóricos com a prática empresarial, procuraremos confrontar e verificar a validade das teorias e literatura relevantes com os casos em análise. Os resultados indicam que não é possível enquadrar os casos em estudo num único modelo teórico e que o Modelo não Sequencial parece ser o mais indicado para caraterizar a estratégia das empresas em causa.

Palavras-chave: empresas, estratégias, estudos de caso, internacionalização

POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690