Revista Egitania Sciencia - Volume 23 | ARTIGO

Título: OPORTUNIDADES DE MERCADO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES ECOINOVADORAS: DA ANÁLISE AO DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE NEGÓCIO

Autor: Joaquín Sánchez-Planelles (joasanpl@ade.upv.es), Marival Segarra-Oña (maseo@omp.upv.es)

Publicação: Revista Egitania Sciencia - Volume 23

Resumo:
As empresas tomaram consciência do meio ambiente e tentaram reduzir o seu impacto ambiental há décadas, quando os governos implementaram medidas de proteção ambiental através da legislação ambiental. A atitude das empresas relativamente ao meio ambiente mudou drasticamente. Atualmente, atender apenas às normas ambientais não é suficiente, as empresas têm que procurar ser sustentáveis. O acesso à informação faz com que os clientes se preocupem com o impacto ambiental de produtos e serviços que utilizam. Isto origina a criação de modelos de negócios disruptivos, que têm a sustentabilidade como seu negócio principal (e.g. economia circular). Este trabalho identifica os problemas ambientais de empresas, como solucionam estes problemas, e analisa ainda novas tendências comerciais que buscam soluções para problemas ambientais ainda pendentes. Para obter esta análise, foi feita uma pesquisa sobre as ações de empresas atuais com respeito ao meio ambiente e como empresas e negócios novos podem prevenir a degradação ambiental. Os resultados indicam como esses novos modelos de negócios disruptivos e novas práticas comerciais podem levar a uma redução na degradação ambiental através da integração da sustentabilidade em empresas existentes e a integração com novas empresas que têm como principal objetivo melhorar a qualidade do meio ambiente.

Palavras-chave: Sustentabilidade, modelos de negócios sustentáveis, meio ambiente




             POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690