Revista Egitania Sciencia - Volume 23 | ARTIGO

Título: PRODUÇÃO 3D BIOARTIFICIAL DE TECIDOS E ÓRGÃOS – UMA REVISÃO

Autor: Alexandra Silva Fernandes (alexandrasilfer1997@gmail.com), Francisco José Barbas Rodrigues (francsicobrodrigues@ipcb.pt)

Publicação: Revista Egitania Sciencia - Volume 23

Resumo:
Avanços recentes na engenharia de tecidos permitiram adaptar novas tecnologias sustentadas na bioimpressão 3D para o fabrico de Scaffolds layer-by-layer, tecidos e órgãos viáveis. Dos diferentes tipos de bioimpressão destaca-se a bioimpressão a jato de tinta baseada num sistema de impressão por gotas, permitindo a produção de material orgânico; a bioimpressão por microextrusão, um método de impressão contínuo adequado à maioria dos bioinks utilizados na síntese de tecidos e órgãos; e a bioimpressão assistida por laser, permitindo a criação de padrões celulares. Numerosos tipos de tecidos estão atualmente sob investigação, cujas principais limitações de aplicabilidades centram-se na engenharia vascular e nervosa. Neste trabalho de revisão será apresentada, de uma forma geral, o processo de síntese de tecidos e órgãos 3D bioartificiais, uma abordagem aos diferentes tipos de tecnologias utilizadas para bioprodução 3D, as aplicações associadas à bioimpressão de tecido e/ou órgãos, e os desafios e perspetivas futuras associados a este mundo da engenharia tecidual e produção de tecidos e órgãos sintéticos. Particular atenção foi dada às experimentações realizadas neste âmbito e à utilização bem-sucedida destes tecidos e órgãos sintéticos na prática clínica.

Palavras-chave: Scaffolds layer-by-layer. Bioimpressão 3D. Bioimpressão a jato de tinta. Bioimpressão por microextrusão. Bioimpressão assistida por laser. Tecidos bioartificiais




             POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690