Título: PERCEÇÃO JUVENIL DOS ESTEREOTIPOS DE GÉNERO ATRAVÉS DE NOVOS AGENTES DE SOCIABILIZAÇÃO

Autor: Amaia Yurrebaso Macho (amaiay@usal.es), Eva María Picado Valverde (evapicad@usal.es), Teresa Paiva (tpaiva@ipg.pt), José Luis Pérez Iglesias (jpi@usal.es)

Este estudo, é parte de um programa de prevenção desenvolvido pela Associação Beatriz de Suabia, em Salamanca, dirigido à prevenção e assistência de vítimas de violência de género, pretende analisar em que medida os adolescentes identificam a influência sexista de alguns agentes de sociabilização, próximos e acessíveis, como a publicidade, as canções, os contos, os videojogos, o peso que estes têm na geração de crenças estereotipadas e como estas podem traduzir-se em comportamentos de desigualdade, assim como avaliar a reestruturação dessas crenças através de um workshop de intervenção psico educativo. O estudo foi desenvolvido numa amostra de 373 estudantes de Educação secundária em diferentes escolas de Salamanca e os resultados alcançados permitem concluir que os adolescentes não percebem claramente o peso de estes agentes na construção da ideia que têm sobre a temática do género. A sua participação no programa contribuiu para tomarem consciência do tema e de mudarem de ideias em relação á influência dos agentes de sociabilização relacionados com a publicidade, os contos e as canções.

Palavras-chave: perceção dos agentes de sociabilização, construção do género

POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690