Título: A ÉTICA, A FRAUDE E OS VALORES DOS ESTUDANTES DE CONTABILIDADE E GESTÃO NO INSTÍTUTO POLITÉCNICO DA GUARDA

Autor: Ermelinda da Conceição Raimundo de Oliveira (ermelindaol@ipg.pt), Francisco José Sanches Tomé (tome@ipg.pt)

A ética e os valores são cada vez mais importantes para o exercício de qualquer atividade profissional. O objeto de estudo deste trabalho centra-se na análise das atitudes, perceções e disposições relativas à fraude dos alunos do primeiro ano da licenciatura em Contabilidade e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda.
A metodologia utilizada passou pela elaboração de um questionário que avalia a fraude nas suas diversas dimensões, e está associada à tomada de decisão ética, tendo sido administrado a setenta alunos das Licenciaturas de Gestão e de Contabilidade do 1º ano do Instituto Politécnico da Guarda. Na etapa seguinte, com o auxílio do programa SPSS, foi feito o tratamento estatístico das variáveis éticas e sociodemográficas, de forma a detetar fenómenos potencialmente associados à fraude e ao comportamento ético.
Os resultados obtidos do tratamento estatístico são confrontados com estudos similares e com o quadro teórico subjacente. A análise dos resultados permitiu inferir as práticas mais cometidas pelos alunos, seu nível de gravidade, bem como identificar os fatores inibidores da fraude académica. Finalmente, são apresentadas reflexões sobre as implicações da prática de fraude e algumas formas de as inibir.

Palavras-chave: fraude, tomada de decisão ética, valores, ensino superior

POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690