Título: IMPACTO DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA SATISFAÇÃO DOS TRABALHADORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autor: Amândio Baía (baia@ipg.pt)

O Clima Organizacional representa a perceção que os trabalhadores têm da forma como uma empresa oferece as condições adequadas para que eles desenvolvam o seu trabalho da melhor maneira. Um clima organizacional positivo conduz e sustenta a motivação e o desempenho elevado dos trabalhadores. Quando os trabalhadores se sentem motivados, colocam todas as suas capacidades para trabalhar. Esta investigação, sustentada num questionário, apresenta um estudo de caso aos trabalhadores de uma Instituição de Ensino Superior, Instituto Politécnico da Guarda (IPG), com o objetivo de compreender o seu clima organizacional e propor medidas de melhoria. Os resultados apontam para a existência de um clima organizacional ligeiramente positivo no IPG, com forte ênfase na Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH), embora os trabalhadores não docentes estejam menos satisfeitos, em geral, do que os trabalhadores docentes. A maioria dos trabalhadores, em todas as unidades orgânicas do IPG, considerou o Sistema de Avaliação de Desempenho não justo e não útil, a remuneração não adequada com as funções desempenhadas, gostariam de ter mais oportunidades de socialização e menos burocracia. Manifestaram ainda o desejo de participar no planeamento dos objetivos de IPG e consideram que têm poucas expectativas de virem a ser promovidos.

Palavras-chave: clima organizacional, gestão de recursos humanos, desempenho, satisfação

POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690