Revista Egitania Sciencia - Volume 25 | ARTIGO

Título: INTERVENÇÃO FARMACÊUTICA NA DETECÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS COM MEDICAMENTOS EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autor: Ana Isabel Plácido (anaplacido@ipg.pt), Nídia Marante (niidii.a.mr@live.com.pt), Manuel Morgado (mmorgado@fcsaude.ubi.pt), Maria Teresa Herdeiro (teresaherdeiro@ua.pt), Fátima Roque (froque@ipg.pt)

Publicação: Revista Egitania Sciencia - Volume 25

Resumo:
Este estudo tem como objetivo analisar Problemas Relacionados com Medicamentos (PRM) identificados por farmacêuticos em doentes idosos institucionalizados, através de uma revisão da literatura.
Para a elaboração deste estudo foi efetuada uma pesquisa na base de dados MEDLINE-PubMed. Foram selecionados todos os estudos publicados entre 1 de janeiro de 2000 e 31 de dezembro de 2017 que apresentassem resultados de deteção de PRM por farmacêuticos, em doentes idosos institucionalizados.
Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram incluídos, para análise, 12 estudos. A média de PRM identificados pelos farmacêuticos variou entre 1,92 e 15. Os principais PRM identificados nos diferentes estudos foram maioritariamente relacionados com problemas na seleção do medicamento e falta de monitorização ou monotorização inadequada.
Concluímos que o elevado número de PRM observado em idosos institucionalizados justifica a realização de intervenções que melhorem o uso dos medicamentos por parte desta população. Este estudo suporta também a tese de que a integração de farmacêuticos em equipas multidisciplinares de revisão de terapêutica pode contribuir para a minimização da ocorrência dos mesmos.


Palavras-chave: problemas relacionados com medicamentos, intervenção farmacêutica, revisão de terapêutica, farmacêutico, idoso institucionalizado




             POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690