Revista Egitania Sciencia - Especial Educação | ARTIGO

Título: UMA EXPERIÊNCIA ERASMUS+ – DIFERENÇAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REPÚBLICA CHECA E EM PORTUGAL

Autor: Florbela Rodrigues (florbela.rodrigues@ipg.pt), Elisabete Brito (beta@ipg.pt), Rita Arala Chaves (ritarala@ipg.pt)

Publicação: Revista Egitania Sciencia - Especial Educação

Processo de Bolonha provocou uma remodelação do espaço europeu de ensino superior, pretendendo nivelar a formação, sendo como tal objetivo desta investigação analisar e comparar os sistemas de ensino e os cursos de formação de professores do 1º CEB em dois estados membros pertencentes à União Europeia, Portugal e República Checa. A escolha destes estados membros prende-se com o facto de as autoras deste artigo, docentes universitárias portuguesas, terem realizado uma experiência Erasmus+ na República Checa em 2017. Esta investigação tem como objetivo realçar as semelhanças, mas também destacar as diferenças existentes entre estes dois países em relação ao sistema de ensino e à formação de professores, assim como analisar inquéritos aplicados a estudantes universitários portugueses e checos (futuros professores), nos quais lhes foi pedido para se pronunciarem sobre a satisfação em relação à nova formação de professores. A partir de uma amostra de conveniência não probabilística utilizou-se, como técnica de recolha de dados, um inquérito por questionário aplicado a um total de 36 inquiridos (N=36), dos quais 23 são estudantes checos e 13 são portugueses. Os resultados da investigação realizada apontam para a satisfação dos estudantes em relação à nova formação de professores.

Palavras-chave: processo de bolonha; Portugal; República Checa; sistemas de ensino; formação de professores; satisfação dos estudantes

POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690