Revista Egitania Sciencia - Especial Educação | ARTIGO

Título: ENTRE A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E O 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO – A PERCEÇÃO DA CRIANÇA

Autor: Ângela Pires (angela.s.v.pires@hotmail.com), Elisabete Brito (beta@ipg.pt), Filomena Velho (filomenavelho@ipg.pt)

Publicação: Revista Egitania Sciencia - Especial Educação

O presente artigo pretende aferir e compreender as perceções da criança da educação pré-escolar na sua entrada para o ensino do 1.º ciclo do ensino básico (1.º CEB). O contexto de transição entre estes dois níveis origina grandes transformações para a vida das crianças, tanto a nível cognitivo como social. É nosso entender que estas mudanças implicam desafios vários de que são exemplo as relações sociais existentes em contexto informal, não formal e a passagem para o ensino formal (ambiente, espaço, tempos, contextos e tipos de aprendizagem). O método utilizado foi o inquérito por entrevista, aplicado a nove crianças em três momentos distintos (maio, outubro e dezembro) na transição entre a educação pré-escolar e o 1.º CEB, dos 5, 6 e 7 anos, tendo as entrevistas sido realizadas em dois estabelecimentos de ensino da cidade da Guarda. Os resultados obtidos mostram as espectativas medos e crenças da criança neste período de transição, permitindo que o educador/professor tenha uma visão mais alargada das necessidades das crianças nesta fase tão importante da sua vida.

Palavras-chave: educação pré-escolar, 1.º ceb, perceções da criança

POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690