Título: VALIDAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DE HÁBITOS POSTURAIS (PHAQ) PARA A POPULAÇÃO PORTUGUESA EM CRIANÇAS DO 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO

Autor: Gustavo Desouzart (gustavodesouzart@gmail.com), Carina Santos (carina999@hotmail.com), Ernesto Filgueiras (ernestovf@gmail.com)

As alterações posturais que podem surgir em crianças e adolescentes assumem-se como um fator de risco para as disfunções da coluna vertebral na vida adulta. O objetivo do estudo é validar o Questionário de Avaliação dos Hábitos Posturais (PHAQ) em alunos do 2º e 3 º ciclos do ensino básico. O procedimento de validação do PHAQ foi realizado em 3 etapas: adaptação linguística para a população portuguesa através da análise e validação do conteúdo do questionário por um painel de peritos; aplicação do PHAQ à população escolar de Viseu e Leiria; e comparação dos resultados do PHAQ com imagens estáticas fotográficas, analisada por peritos em formato dupla cega. A correlação entre as 11 questões do PHAQ, através do Alpha de Cronbach (α= 0,536) e KMO (0,682) indica que cada questão é específica e deve ser analisada individualmente, visto a análise postural ser de caráter individual e não global. Não houve diferenças entre a análise postural por imagem realizada pelos dois peritos (p> 0,05) e entre as respostas dos participantes com as respostas dadas pela análise dos peritos (p> 0,05). O PHAQ é um instrumento válido para avaliar os hábitos posturais em crianças e adolescentes, pode ser uma boa alternativa à recolha de imagem e assume-se como um método de deteção de alterações posturais, com baixo custo, pouco tempo de aplicação e sem riscos.

Palavras-chave: hábitos posturais, crianças, adolescentes, validação de questionário

POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690