Título: INIBIÇÃO INTELECTUAL E NÍVEL CULTURAL DOS PAIS

Autor: José A. Alves* e José Grilo Santos**
* Docente da Escola Superior de Desporto de Rio Maior | **Docente da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Guarda-Sequeira

A classe social de origem contribui para inúmeras diferenças entre as crianças. Este estudo comprova que essas diferenças se verificam entre crianças portuguesas quanto ao nível de inibição intelectual e de ansiedade ou instabilidade. Em consonância com outra literatura sobre o tema, também as nossas conclusões vão no sentido de que são as crianças de um meio familiar cultural mais baixo que apresentam maiores níveis de insegurança e instabilidade “rejeitando” o trabalho escolar e apresentando níveis de insucesso escolar mais elevado.

Palavras-chave: Crianças, escola, insucesso, família, Portugal