Título: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO: CONTRIBUTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL - ESCOLA DE VIGOTSKY

Autor: Maria Helena Damião (hdamiao@fpce.uc.pt), Claudia Rocha (claudiarocha27@yahoo.com.br), Maria Augusta Nascimento (augusta@fpce.uc.pt)

Traduções recentes do russo para português da obra de Vigotsky (1896-1934) trazem uma luz mais consistente sobre a teoria histórico-cultural, de que este psicólogo é autor nuclear. De facto, o conhecimento, historicamente construído e socialmente valorizado, não é alcançável por aprendizagem espontânea, além de que as funções psíquicas superiores que potencia não decorrem de simples maturação. Por isso, o referido autor situou na zona de desenvolvimento iminente o desempenho de que o educando é capaz com auxílio do educador, e na zona de desenvolvimento real o desempenho autónomo do educando. Tal conceptualização reafirma o papel do ensino nesse desenvolvimento e, por inerência, a função do professor, traduzida na atuação sobre aquilo que ainda não está formado no educando e que ele não consegue formar sozinho.

Palavras-chave: teoria histórico-cultural, vigotsky, desenvolvimento humano, educação escolar, ensino

POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690