Título: PROBLEMÁTICA E DIMENSÕES DO PLANEAMENTO ESTRATÉGICO

Autor: António José Gonçalves Fernandes * (toze@ipb.pt) e Maria Isabel Barreiro Ribeiro * (xilote@ipb.pt)

Este artigo aborda a problemática do planeamento estratégico e mostra a classificação e agrupamento das escolas de formulação da estratégia em dimensões. Neste contexto, Mintzberg (1991) considera a existência de duas dimensões, nomeadamente, a dimensão prescritiva e a dimensão descritiva. Apesar disso, durante a breve revisão da literatura sobre estratégia levada a cabo para a elaboração deste artigo, pareceu adequado considerar outra dimensão designada de integrativa. Esta situação prende-se com o facto de uma das escolas descritivas - a escola da configuração - se destacar de entre as escolas descritivas pela sua perspectiva unificadora e pelo seu carácter eclético.

Palavras-chave: Planeamento Estratégico, Dimensão Prescritiva, Dimensão Descritiva, Dimensão Integrativa