Título: FABRICO ADITIVO DE MODELOS MÉDICOS POR IMPRESSÃO TRIDIMENSIONAL

Autor:

As Tecnologias de Fabrico Aditivo (TFA) têm, em relação às tecnologias convencionais, vantagens adicionais para serem usadas no fabrico de dispositivos médicos, quer pelo facto de poderem gerar formas geométricas de elevada complexidade, quer ainda por poderem gerar essas formas directamente a partir de informação médica individualizada, o que permite a obtenção desses modelos médicos em condições economicamente vantajosas. Neste artigo são apresentados os resultados de um trabalho de investigação abrangendo vários casos de estudo de modelos médicos obtidos pela tecnologia de Impressão Tridimensional (3DP), uma das tecnologias aditivas emergentes e com maior expansão comercial na actualidade. Estes modelos foram produzidos a partir de dados anatómicos personalizados obtidos de pacientes através de Tomografia Computorizada (TAC) e Ressonância Magnética (RM), tendo sido feita uma análise técnico-económica dos modelos produzidos. As possíveis aplicações destes modelos pelos profissionais de medicina incluem modelos para visualização, para diagnóstico, para pré-cirurgia, para projecto e fabrico de implantes externos e internos, para fins educacionais e didácticos, para efeitos de comunicação, ou para o fabrico de instrumentação médica.

Palavras-chave: Modelos Médicos, Tecnologias de Fabrico Aditivo, Impressão Tridimensional, Engenharia Inversa