Título: GOVERNANÇA EM ESPAÇOS PARTICIPATIVOS – MODELO DE GESTÃO POSSÍVEL PARA ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS

Autor: Adriana Rivoire Menelli de Oliveira * (adriana@via-rs.net; adriana.menelli@hotmail.com)

O artigo aborda sobre governança para instituições de educação superior, a partir de práticas de gestão transparentes e participativas como novo caminho para a sua sustentabilidade. O objetivo do estudo foi desenvolver uma análise crítica, tendo como cenário a realidade da educação superior no País, as tendências atuais de governança, além de observar experiências de governança adotadas em algumas organizações. A investigação deu-se por um estudo de caso em uma universidade que passou por grandes transformações organizacionais nos últimos anos. Por fim, a partir dos resultados obtidos, por meio da análise de documentos, observações da organização acadêmica e depoimentos, o artigo propõe que as instituições de educação superior busquem modelos de gestão participativos que garantam maior sucesso para um futuro seguro e sustentável, diante das adversidades e do cenário atual da educação no Brasil.

Palavras-chave: Governança Corporativa, educação superior, organização, universidade, participação