Revista Egitania Sciencia - Volume 4 | ARTIGO

Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE TELEVISÃO E CULTURA

Autor: Filomena Antunes Sobral * (filomena@esev.ipv.pt)
* Doutoranda em Artes/Tecnologias e Ciências das Artes – Universidade Católica Portuguesa (UCP) – Porto. Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pesquisadora do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (CITAR) da UCP. Mestre em Som e Imagem pela Escola das Artes da UCP. Docente na Escola Superior de Educação de Viseu.
Publicação: Revista Egitania Sciencia - Volume 4

Resumo:
Numa conjuntura sociocultural em que a televisão assume um importante papel no espaço de recepção dos media, sendo um dispositivo técnico-comunicacional de reconhecido impacto à escala global, parece-nos importante analisar e produzir juízos críticos sobre a televisão, sobretudo porque ela continua a suscitar, anos após o seu aparecimento, posições dicotómicas em termos de investigação. Por outro lado, e num nível efectivamente mais complexo, a televisão está implicada num processo social e cultural mais amplo do que o simples visionamento. Deste modo, o objectivo deste artigo é reflectir sobre estas questões, procurando evidenciar que há uma relação de reciprocidade entre a televisão, a construção de identidades culturais e a forma como a sociedade funciona.

Palavras-chave: Televisão; Cultura; Sociedade




               INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690