Título: BOOM FESTIVAL – UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS HABITANTES LOCAIS

Autor: Ana Rita Garcia* (arita@esg.ipcb.pt) e Sara Morgado Nunes** (sara@esg.ipcb.pt)
* Professora Adjunta da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco. | ** Professora Adjunta da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

O Turismo e um vasto leque de actividades com ele relacionadas, assumem-se cada vez mais como motor de desenvolvimento de muitas regiões do interior que vão diversificando a sua oferta. Muitas destas regiões reúnem condições excelentes para a realização de eventos culturais pelo clima, pela diversidade que oferecem e pela hospitalidade que as caracteriza. A atracção de eventos internacionais para Portugal tem aumentado nos últimos anos, assumindo os festivais uma importância crescente no Turismo e na Economia destas regiões. Nos últimos anos Idanha-a-Nova tem sido palco do Boom Festival. A chegada de milhares de jovens de todo o mundo com diferentes valores e estilos de vida a esta pacata vila do interior é muitas vezes geradora de choques culturais e ao mesmo tempo motor de desenvolvimento e impulso económico. Com o objectivo de avaliar a percepção que possuem os idanhenses acerca do Boom Festival, aplicou-se um inquérito, cuja análise revelou que, de um modo geral, este evento é percebido como positivo para a economia local na medida em que atrai muitos visitantes e divulga a região a nível internacional. Não obstante, são também referidos aspectos menos positivos como o consumo de drogas e de álcool, o acréscimo dos preços dos bens e serviços e o congestionamento do trânsito.

Palavras-chave: Turismo; Festivais de Música; Boom Festival