Título: A IMPORTÂNCIA DA PROCURA TURÍSTICA E O SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DE GOUVEIA

Autor: Aida Brito * (aida.brito@ipg.pt) e Elsa Martins ** (elsaclbm@hotmail.com)
Professora Adjunta na Escola Superior de Turismo e Hotelaria, do Instituto Politécnico da Guarda | Licenciada em Turismo e Lazer - vertente de Desporto, Animação e Lazer, pela Escola Superior de Turismo e Hotelaria, do Instituto Politécnico da Guarda

O principal objectivo deste trabalho consiste na análise da importância da procura turística no Município de Gouveia, assim como na determinação do impacto no desenvolvimento do mesmo. Após a revisão bibliográfica procedeu-se à inventariação da oferta existente dos recursos do Município, os quais são relevantes e de extrema importância na definição das estratégias de desenvolvimento do Município. Consequentemente foi realizada uma investigação empírica a qual contemplou um questionário aplicado aos turistas, bem como uma entrevista à responsável da área do turismo da Câmara Municipal de Gouveia. Os resultados obtidos demonstraram que a procura turística é, na maioria, composta por turistas nacionais, com idades compreendidas entre os 31 e 45 anos, pertencentes, ao sexo masculino, os quais possuem, como qualificações literárias, o nível secundário ou superior, e sendo a sua actividade principal a liberal. Quando questionados sobre a sua satisfação em relação à visita ao Município de Gouveia, a sua resposta é satisfatória, demonstrando, na sua maioria, intenção de regressar no futuro, facto que poderá contribuir para o desenvolvimento sustentável do Município.

Palavras-chave: Procura, Município de Gouveia, Oferta, Turismo