Revista Egitania Sciencia - Volume 4 | ARTIGO

Título: ADEQUAÇÃO DA OFERTA FORMATIVA SUPERIOR ÀS NECESSIDADES DOS AGENTES EMPREGADORES (NO ESPAÇO RURAL)

Autor: Fernando Alberto Freitas Ferreira * (fernando.ferreira@estig.ipbeja.pt), Maria do Sacramento Bombaça Basílio ** (maria.basilio@estig.ipbeja.pt) e Fernando José Calado e Silva Nunes Teixeira *** (fernando.teixeira@estig.ipbeja.pt)

Publicação: Revista Egitania Sciencia - Volume 4

Resumo:
Contemplando o actual enquadramento contextual e as exigências introduzidas pelo Processo de Bolonha, o móbil principal do presente estudo consiste em apurar se a presente oferta formativa, ao nível do ensino superior ministrado no Baixo Alentejo, vai ao encontro das necessidades e/ou dos interesses laborais dos agentes empregadores afectos à Região. Numa primeira fase do estudo, e com base em técnicas de inquisição directa, torna-se fundamental caracterizar as verdadeiras necessidades, em termos de postos de trabalho, dos agentes empregadores. Posteriormente, proceder-se-á ao confronto dos resultados obtidos, de modo a serem identificadas medidas correctivas ou, simplesmente, serem formuladas orientações de reestruturação e sugestões de melhoria.

Palavras-chave: Adequação Formativa; Bolonha; Espaço Rural; Baixo Alentejo




               INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690