Título: COMPORTAMENTO DE ELEIÇÃO DE MARCA: UMA APLICAÇÃO DE UM MODELO DE CLASSES LATENTES

Autor: Begoña Peral Peral *(bperal@us.es) e Encarnación Ramos Hidalgo ** (chon@us.es)

O objectivo deste trabalho é averiguar se as famílias são consistentes no seu comportamento de escolha de marca independentemente da categoria de produto que adquirem. Para tal, analisamos o efeito que produzem, sobre o comportamento de compra de duas categorias de produto, variáveis como as preferências intrínsecas pelas marcas, o preço e a dependência do estado inicial. Ao mesmo tempo, enunciamos as diferenças na forma como influenciam distintos segmentos de consumidores. Em concreto, procuramos saber se a sensibilidade ao preço é independente do produto que se adquire. Para alcançar os objectivos deste trabalho, e no âmbito dos modelos de escolha discreta de utilidade aleatória, optamos por um modelo de mistura finita ou de classes latentes.

Palavras-chave: comportamento do consumidor, dados de painel, modelos de escolha discreta