Título: FATORES DETERMINANTES DA ESTRUTURA DE CAPITAL, UMA APLICAÇÃO AO MERCADO PORTUGUESE

Autor: Gualter Couto * (gcouto@uac.pt) e Victor Chissingui **(victorchissingui58@hotmail.com)

Este artigo utiliza os modelos de troca e ordem hierárquica usando os dados de firmas não financeiras no mercado português sobre um horizonte de tempo de 10 anos (1996/2005), por meio do método de estimativa dos mínimos quadrados generalizado (GLS). Neste trabalho determina-se que os atributos da dívida reflectem a importância extrema em determinar a estrutura capital, negligenciando o factor do risco económico (volatilidade), desde que os resultados encontrados não permitem apoio na literatura financeira actual. Os resultados sugerem que os activos de tangibilidade, activos de crescimento e o lucro se relacionam de forma negativa com a dívida. Por sua vez, os factores como a dimensão da empresa, o imposto de dívida e liquidez têm uma relação inversa com os primeiros três atributos.

Palavras-chave: Estrutura de Capital, modelo de escolha de ordem, modelo de troca, factores determinantes