Revista Egitania Sciencia - Volume 6 | ARTIGO

Título: A ESTÉTICA MUSICAL NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA: PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO FACE À MÚSICA ERUDITA CONTEMPORÂNEA

Autor: Susana Maia Porto* (susana.porto@sapo.pt)

Publicação: Revista Egitania Sciencia - Volume 6

Resumo:
O presente estudo resulta de uma primeira fase de uma investigação–acção sobre formas comunicativas e perceptivas da criança em relação à estética musical contemporânea, cujo objectivo é a procura de abordagens metodológicas que facilitem a inclusão da música erudita do século XX na educação infantil, por parte de professores generalistas e animadores socioculturais. Tendo por base as teorias estéticas da aprendizagem musical, pretendeu-se, nesta fase do estudo, investigar sobre a percepção musical da criança e dos futuros professores e animadores face à música contemporânea, através da observação de actividades de reflexão musical com seis grupos de crianças (110 crianças no total, entre os 3 e os 11 anos de idade) e através da aplicação de inquéritos aos formandos dos cursos de Educação Básica e Animação Sociocultural. O estudo teve como conclusão uma clara aceitação e um certo entendimento da música do século XX por parte da criança e a necessidade da sua introdução nos programas das unidades curriculares, conclusão última que resulta dos dados expressos nos inquéritos no que se refere à importância atribuída e à falta de conhecimento sobre o tipo de música em análise.

Palavras-chave: estética musical, percepção e comunicação, música contemporânea, educação da criança, educador/professor e animador sociocultural.




               INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690